logo RCN

Antecipação do 13.º salário aquece economia local

Dinheiro do benefício deverá ser usado para pagar dívidas ao comércio

Gracieli Polak

CANOINHAS

 

O comércio em Santa Catarina, no primeiro semestre deste ano, teve ligeira queda em relação ao mesmo período do ano passado, mas recebe um novo estímulo com a liberação da primeira parcela do 13.º salário aos servidores estaduais, liberadas ontem e hoje. O dinheiro, que aquecerá principalmente o comércio local, deverá ser usado para quitar dívidas de consumidores, que vêem na antecipação do pagamento uma boa oportunidade para diminuir as dívidas.

No Estado, o dinheiro liberado será de 120 milhões, o que possibilita que os lojistas cogitem aumento de 7% nas vendas no segundo semestre, caracterizado por períodos bastante aquecidos, como Dia das Crianças e Natal. O setor, que emprega cerca de quatro mil pessoas em Canoinhas, hoje é caracterizado pela segmentação dos serviços.

Rimon Seleme, que trabalha no comércio desde os oito anos de idade, quando foi para trás do balcão da loja do tio, na década de 1930, explica que embora não seja uma atividade regular, o trabalho no comércio pode ser recompensador. Hoje, aos 78 anos, acompanha calmamente o ritmo de trabalho em sua loja, uma das mais tradicionais da cidade.

O comerciante afirma que, há três décadas atrás, o comércio de Canoinhas era marcado por grandes estabelecimentos que ofereciam diversos produtos, diferentemente do que acontece hoje. ?Nos últimos tempos o setor ficou segmentado, com muita concorrência e a gente tem que prestar um bom atendimento, ser atencioso e respeitar o cliente, não ficar empurrando coisas para cima dele e sim oferecer o que ele precisa, com honestidade, para que ele volte sempre?, conclui.

O município de Canoinhas hoje tem aproximadamente 1.500 estabelecimentos comerciais, de diversos setores, que movimentam cerca de 20% da economia local.

Anterior

Impasse para ceder licença pode levar Aurora a trocar terreno

Próximo

Supervalorização de imóveis dificulta financiamentos

Deixe seu comentário